Como escolher o melhor taco de sinuca?

Na hora de escolher o melhor taco de sinuca, além de contar com o fator beleza e design que mais lhe agrada, o segredo do melhor taco é aquele que se encaixe melhor em você. Escolha um adequado a sua altura, tamanho do braço e claro, estilo de jogo: se você prefere tacadas mais explosivas ou com maior precisão.

Os tacos mais pesados são melhores para tacadas com mais força, pois permitem uma alavanca maior. E para acompanhar esse objetivo, os tacos que possuem ponteiras maiores ajudam ainda mais, fazendo com que a área de contato com a bola branca seja maior e você uma menor probabilidade de errar.

Se você prefere tacos para jogadas com mais efeitos, encontre um com ponteira menor, de couro mais mole, e um peso mais leve. As virolas finas também ajudam para esse objetivo.

Quanto as madeiras, os tacos em madeira Ash são mais fáceis de manipular e estão mais presentes nos tacos ingleses. Ela permite que você aplique um lixamento melhor e evita que você precise passar giz no corpo do taco. A madeira Maple é mais porosa e resistente aos desgastes. Por ser densa e com marcas salientes, é a mais convencional nos tacos de bilhar, tornando-os mais duráveis.

Ash

Maple

Para qualquer tipo de jogador, seja amador ou profissional, prefira tacos com virolas de metal, pois trazem maior segurança para seus jogos e garante que elas não caiam precocemente.

Taco de sinuca inteiro ou de rosca?

Independente, o que importa é a qualidade do taco, para atender as suas necessidades. A vantagem do taco inteiriço é absorver melhor o golpe na tacada, por não conter componentes metálicos na sua parte central. Esse é o seu grande “tchan”.

Por outro lado, o taco rosqueado, mesmo com toda a inconveniência da rosca – que não deve ser apertada demais para não danificar a articulação, e nem de menos para evitar tacadas em falso – oferece como vantagem uma melhor portabilidade. Basta desmontar, guardar adequadamente e carregar mundo afora.

Os tacos com culatras de borracha, são ótimos para absorver o amortecimento ao chão. Enquanto os sem culatra mas achatados ajudam na precisão e equilíbrio do taco na hora da tacada.