4 Dicas para fazer gestão do seu estoque

Ter este controle é essencial para o sucesso da sua empresa.

A gestão do estoque é um dos fatores essenciais para o sucesso de um negócio. Ao comprar a quantidade certa, encontrar o melhor preço pelo melhor qualidade e evitar o desperdício, o empreendedor consegue tornar mais rentável seu negócio.

De acordo com o especialista em estoque, Vasconcellos,  gerenciar bem o estoque não é uma tarefa agradável. “A atividade não é fácil, mas pode levar sua empresa mais longe”, afirma.

1. Foque em apenas 1 Fornecedor

Tanto por conveniência como por melhores preços. Quando compramos em quantidade, sempre conseguimos preços mais competitivos. O melhor ainda é encontrar um fornecedor parceiro que possa lhe oferecer tudo o que precisa para seu negócio, e é essa fidelidade que aumentam suas chances de se economizar com preços especiais.

2. Use a regra 20/80
De acordo com Vasconcellos, existe uma maneira simples e eficaz de fazer a gestão dos estoques: a “regra 20/80”. “Esse método diz que 20% dos seus produtos são responsáveis por 80% da sua lucratividade”, diz o fundador da CMV. Ele afirma que, com isso em mente, o empreendedor pode focar na gestão de seus produtos mais lucrativos caso não tenha tempo para se debruçar sobre o controle de todo o estoque.

3. Controle a entrada e a saída de produtos com rigor

Qualquer tipo de agrado ao seu cliente, também deve ser contabilizado, pois interfere na lucratividade.

4. Lembre-se de que problemas sempre existirão
Apesar da necessidade de controle, Vasconcellos ressalta que sempre haverá desperdícios. “Coisas estragam, funcionários em treinamento usam mais produtos do que o necessário. Esses são apenas alguns dos fatores quase inevitáveis que levam a um gasto maior de insumos. Não pense que será possível acabar com o desperdício.”